sábado, 15 de outubro de 2011

Natação para bebês


A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos.
Quanto mais cedo o bebê começa a natação, mais relaxado ele ficará na água. Essa adaptação, no entanto, exige duas presenças fundamentais: a de um professor especializado e dos pais. Com aulas regulares de natação desde cedo, o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Além disso, o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à participação dos pais em um momento tão gostoso e as aulas devem ter um caráter lúdico e dinâmico.
Não há contraindicação fisiológica para o início das atividades na água. Recomendamos a natação para depois dos seis meses, quando o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e tem mais movimentação do corpo. A natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. O pediatra deve avaliar as condições do bebê antes de iniciar as aulas de natação.


Fonte: CDI Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário